quarta-feira, 29 de junho de 2011

Piaget e Vigostky

No sentido da aprendizagem, por intermédio da interação com os adultos e com os iguais, Piaget e Vigostky elaboram uma análise sobre a concepção sobre o desenvolvimento humano.



            Ao analisarmos suas teorias, as diferenças entre Piaget e Vygotsky parecem ser muitas, mas eles compartilham de visões semelhantes.
Ambos entendem o conhecimento como adaptação e como construção individual e concordam que a aprendizagem e o desenvolvimento são auto-regulados.
Discordam quanto ao processo de construção, ambos veem o desenvolvimento e aprendizagem da criança como participativa, não ocorrendo de maneira automática.
Preocuraram-se com o desenvolvimento intelectual, porém cada um começou e perseguiu por diferentes questões e problemas: enquanto Piaget estava interessado em como o conhecimento é construído, e com isso, a teoria é um acontecimento da invenção ou construção que ocorre na mente do indivíduo, Vygotsky estava interessado na questão de como os fatores sociais e culturais influenciam o desenvolvimento intelectual.
     

No estudo da interação social com os adultos e com os iguais para o processo de aprendizagem, um quadro síntese das concepções sobre a interação social entre Piaget e Vygotsky:



Piaget (1896 - 1980)
Vygotsky (1896 - 1934)
* Atividade do professor com ênfase nas descobertas das capacidades inatas;
* o professor estabelece uma relação de poder com a criança, desigualdade que prejudica atitudes de compartilhamento e cooperação;
* o início da influência social se dá na metade da infância, nos estágios operatório concreto e formal;
* a interação deve se dar entre crianças com o mesmo nível intelectual;
* o processo interativo ocorre com os indivíduos operando suas próprias idéias, isto é, sem influenciar-se pelas idéias do outro;
* o processo individual contribui para o social;
* o desenvolvimento cognitivo é um produto do individual.
* Atividade do professor com ênfase para o despertar de novas zonas proximais;
* o professor desempenha papel de ajuda junto à mediação dos novos conhecimentos da criança;
* a imitação tem papel de destaque na aprendizagem;
* o início da influência social se dá desde os primeiros anos de vida;
* a interação deve se dar com companheiros mais hábeis;
* o processo interativo se dá em conjunto, compartilhamento de idéias;
* o social contribui para o processo individual;
* interiorização individual a partir do social que levam a uma resolução conjunta dos problemas.



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